quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

PRIMEIRO SITE BRASILEIRO DE ENSINO DA ARTE AUDIOVISUAL

APRESENTAÇÃO


O Portal Tela Brasil é o desdobramento e a inclusão dos projetos Cine Tela Brasil e Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil na era digital e dá continuidade a uma trajetória que vêm sendo construida há anos pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi.

Em 1996, Laís e Luiz começaram a exibir filmes brasileiros em praças públicas e escolas de São Paulo. Naquela época, a dupla contava apenas com uma perua Saveiro, um projetor de 16 mm, uma tela montável e alguns curtas-metragens brasileiros. Era o Cine Mambembe, que, mais tarde, romperia as fronteiras de São Paulo levando o cinema para todos os cantos do Brasil, com um novo projetor 35 mm, uma equipe de projecionista e produtores e com o apoio do Ministério da Cultura.

Em 2004, o Cine Mambembe recebeu seu primeiro patrocínio direto: o grupo CCR viabilizou a criação da inédita sala de cinema ambulante. Com 225 cadeiras, ar-condicionado, projetor 35 mm, som surround e projeção cinemascope, num ambiente protegido da luz e da chuva, essa estruturada tenda transformou o Cine Mambembe em Cine Tela Brasil.

O pioneirismo do projeto não parou na sala de exibição itinerante. Em 2007, o Cine Tela Brasil passou a levar, também, uma equipe de cineastas-educadores para as comunidades por onde passa, por meio da Oficina Itinerante de Vídeo Tela Brasil.

Em 2008, com o patrocínio da Fundação Telefônica e a parceria com a CCR, uma nova sala itinerante foi inaugurada. Essa nova parceria também viabilizou a construção do Portal Tela Brasil, que vai ao ar para oferecer formação e informação sobre o universo audiovisual, de maneira totalmente virtual, para jovens e adultos.

Seja com as salas de cinema itinerante, com as salas das oficinas ou com as salas virtuais do Portal, o projeto Tela Brasil viaja cada vez mais longe para ficar mais perto de quem quer conhecer o cinema.
ENDEREÇO ELETRÔNICO:
VISITE!!!

Nenhum comentário: