quarta-feira, 12 de agosto de 2009

FEM realiza conferências municipais de cultura em Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul


Flaviano Schneider e Rose Farias
17-Jul-2009




Evento marca o quinto encontro dos 22 que serão realizados até setembro em todos os municípios do Acre


Encontros têm como foco principal a implantação das estruturas que integram os Sistemas Municipais de Cultura como os conselhos municipais, conferências, fundos, planos municipais de cultura e outros instrumentos (Foto: Onofre Brito/Secom) Feita a abertura ontem à noite, prossegue durante todo o dia de hoje a Conferência Municipal de Cultura de Mâncio Lima, no Centro de Florestania local, com o tema ‘Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento'. A abertura foi prestigiada pelo vice-prefeito do município, Eriton Maia, o presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Daniel Zen, vereadores e secretários municipais. Hoje à noite acontece a abertura da conferência de Cruzeiro do Sul e amanhã durante o dia prosseguem os trabalho.

Realizadas pelo Governo do Estado, através da FEM, pelas prefeituras dos dois municípios e o Conselho Estadual de Cultura (ConCultura), as conferências marcam o quinto encontro entre os 22 que irão acontecer até o mês de setembro em todos os municípios do Acre, que resultarão na Conferência Estadual de Cultura. Ao final das conferências dos dois municípios do Juruá, serão escolhidos os delegados, que juntamente com os demais dos outros municípios irão representar o Estado na 2ª Conferência Nacional de Cultura, prevista para março de 2010, a qual deverá ser o primeiro grande encontro de debate público sobre as políticas culturais.Os municípios terão até 30 de setembro para realizar os encontros municipais e/ou intermunicipais e os estados têm prazo até 15 de dezembro para promoverem as conferências no âmbito estadual. Capixaba, Assis Brasil e Brasiléia foram os municípios que já realizaram suas conferências.

Todo o processo preparatório das conferências se deu a partir de encontros prévios com os prefeitos dos municípios, quando estiveram presentes o presidente da Fundação Elias Mansour e representantes do Conselho Estadual de Cultura. A discussão teve como eixo principal a importância das conferências de cultura, tratada também durante os encontros mensais do ConCultura com a participação de 44 conselheiros oriundos dos 22 municípios acreanos.

Os encontros têm como foco principal a implantação das estruturas que integram os Sistemas Municipais de Cultura como os conselhos municipais, conferências, fundos, planos municipais de cultura entre outros instrumentos, mas sem que isso prejudique os demais eixos de discussão que integram o temário da conferência.

Eixos temáticos - A ideia é promover e despertar uma discussão mais aprofundada de forma democrática. Para que se obtenham resultados positivos, a metodologia de aplicação das conferências nos municípios acreanos é formatada através de textos que tratam dos cinco eixos nos quais se baseiam as discussões, sendo eles:

Eixo I - Produção Simbólica e Diversidade Cultural onde o foco é produção de arte e de bens simbólicos, promoção de diálogos interculturais e formação no campo da cultura; Eixo II - Cultura, Cidade e Cidadania: cidade como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, garantia de direitos e acesso a bens culturais; Eixo III - Cultura e Desenvolvimento Sustentável: a importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento; Eixo IV - Cultura e Economia Criativa: economia criativa como estratégia de desenvolvimento e Eixo V - Gestão e Institucionalidade da Cultura foco: fortalecimento da ação do Estado (União, Estados e Municípios) e da participação social no campo da cultura.

Todo este processo objetiva a realização da II Conferência Nacional de Cultura, prevista para março de 2010. Entre outros temas, o encontro deverá estimular a elaboração de planos estaduais e municipais, discutir as estratégias de implantação e os instrumentos de avaliação e acompanhamento do Plano Nacional de Cultura.

Nenhum comentário: